@politzerkatia

Katia Politzer

Minibio

Katia Politzer é artista visual. Cursou arte contemporânea nos EUA (Uncool Artist, De Cordova Museum e Northeastern University) e Rio de Janeiro (EAV Parque Lage e Escola Sem Sitio – com David Cury, Efrain Almeida, Franz Manata, Marcelo Campos, Celeida Tostes, Lelia Gonzalez). Graduação em Artes EBA/UFRJ. Exposições coletivas no Brasil, Portugal, EUA e Itália. Exposições individuais no Rio desde 1982, sendo a mais recente OPTCHÁ – A ESTRADA É O DESTINO no Centro Cult. Correios RJ – 2025. Seu trabalho se desenvolve em projetos, com forte hibridismo material (vidro, cerâmica, tecido, pão). A partir de objetos do cotidiano investiga questões da Diversidade, incluindo repertórios marginalizados, e da Memória (Mitologia e Ancestralidade). Há anos pesquisa sua ancestralidade romani (cigana). Carioca, vive e trabalha no Rio.

A Intrusão

135 cm (a 195 cm) x 40 cm x 40 cm – cada
cerâmica, esmalte, poliestireno, tecido, cimento, silicone,
vidro, tinta acrílica
2022–2025

  • A Intrusão
  • A Intrusão
  • A Intrusão
  • A Intrusão
  • A Intrusão

Materialmente díspare, formalmente fluida e cromaticamente difusa, 'A Intrusão' (2022-2025) de KATIA POLITZER explicita parte considerável do hibridismo de linguagem que caracteriza a Escultura contemporânea.

Além de reter comportamento variável conforme o espaço de exibição ― daí seu forte caráter de Instalação ― trata-se de 05 (cinco) figurações totêmicas que agem para a convergência entre a espiritualidade laica de um Mundo da descartabilidade de tudo e as representações do humano desde a sua origem, de fundamentação mágica ou sagrada.



Voltar para o mapa (Em exposição)